março

Jean-Michel Basquiat - Vida & Obra 

Professor: Rodrigo Rosm | Designer e Editor

INFOS

 

Aulas às TERÇAS & QUINTAS – das 19h00 às 21h00

4 encontros, início previsto 15, 17, 22 e 24 de Março

Carga horária total: 8h

 

Investimento

150,00 (lote único) 

EMENTA

O objetivo do curso é apresentar uma visão humanizada da vida do artista, e consequentemente, cruzar com os meandros do processo de criação dos seus trabalhos, ligar os pontos de intersecção e sobretudo de distinção da sua obra em relação ao seu contexto de ebulição, a Nova York dos anos 70 e 80. Iremos mergulhar na pesquisa icnografia sobre o artista baseado nas melhores biografias escritas até então, relatos de personalidades que conviveram com Jean-Michel Basquiat e o arquivo da família referente aos anos de formação. Infelizmente, apesar de todo imenso sucesso mundial alcançado após sua morte, o debate sobre a vida e obra de Jean-Michel Basquiat, aqui no Brasil, ainda é carregado de muito folclore, abordagem simplista e utilitária da sua contribuição para chamada street art, hoje estabelecida como categoria de arte.  

 

  • Qual é a contribuição da vida e obra de Jean-Michel Basquiat para arte contemporânea ? 

 

A ideia do curso é oferecer ferramentas para um entendimento mais aprofundado da vida e obra do artista, reconhecendo o processo de ideia-ação contido no desenvolvimento de suas pesquisas em arte.  considerando sempre, certa cronologia da história da arte moderna e assim promover uma trilha de fatos para posicionar a importância da sua contribuição para tal linha do tempo, isso também é uma estratégia didática para favorecer uma aprendizagem ativa, buscando incorporar mais significação ao processo de análise do discurso gráfico empreguinado em seus principais trabalhos. Durante o curso irei oferecer o acesso a tradução de textos críticos que são chave para entender o pensamento criativo edificado pelo artista em tão pouco tempo de produção. E ainda, o curso busca discutir o lugar da expressão enquanto ferramenta para processo de concepção de  experiências inovadoras no campos das artes visuais. 

Por meio de um conjunto de ideias, conceitos, livros e exercícios criativos desenvolvidos para gerar reflexão, o curso buscará levantar o debate sobre a vida e obra do artista Jean-Michel Basquiat, explorar dados do seu processo criativo e elementos de construção das suas ideias. A proposta é explorar textos de apoio que irão ajudar no percurso de reflexão sobre os principais assuntos discutidos ao longo das aulas. Cabe informar, por fim, que o curso será baseado na apresentação do acervo de imagens selecionadas e pertinentes ao debate do tema.  

PRINCIPAIS ASSUNTOS

 

História da Arte e do Design; Artes e Design como Ciência; Metodologia em Design; Experimentação e Processo Criativo; Fé como Projeto; Empreendedor de si; Mundo Codificado.

 

 

METODOLOGIA

 

Aula expositiva com leitura dirigida 

PLANO DE AULAS

Aula 1 - (15/março) - capital simbólico

Aula 2 - (17/março) - ascensão e contexto 

Aula 3 - (22/março) - auge da forma

Aula 4 - (24/março) - legado

[ Emissão de Certificado pela Editora+Studio Casa27 ] 



 

AS AULAS SERÃO ONLINE E GRAVADAS VIA GOOGLE MEET 

ementa completa em pdf (download)

[+]

imagem:

New York/New Wave: The legendary exhibition at the P.S.1 opened up the New York art scene to the young Jean-Michel Basquiat in 1981. 



#igrejadoreinodaarte

/

credo criativo. pdf